Com o 5º ano, trabalhamos muita diversidade e temos um projeto na qual conhecemos a época no rádio,  cantores e cantoras, movimentos que surgiram na década de 60 é  bem legal para trabalhar com os alunos.

Este projeto faz parte do livro A Arte de Brincar com Música

Rádio na Escola Desenvolvendo comunicação

O rádio é um veículo de grande atuação social. Através desta mídia, pessoas das mais diferentes classes sociais, níveis intelectuais, religiões e outras diferenças sociais, têm acesso à informação e entretenimento. É sem dúvida um veículo democrático e tem um papel importante na transmissão de conhecimentos e acontecimentos. A escola também tem esse papel social além de informar e formar opiniões e conceitos necessários para o dia a dia do aluno e da escola.

OBJETIVO GERAL

Valorizar os aspectos positivos da programação radiofônica, aplicando-os em sala de aula, considerando o conhecimento prévio dos alunos e estimulando a melhoria da qualidade de educação e as condições de trabalhos dos profissionais envolvidos no processo de ensinoaprendizagem, complementando o aprendizado, ampliando a capacidade intelectual e as habilidades dos participantes em expressar seus pensamentos e conhecimentos através das ondas do rádio.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Ampliar o universo conceitual e o vocabulário dos alunos, bem como a emissão adequada da fala; Despertar nos alunos a consciência crítica das informações recebidas; Desenvolver a percepção auditiva, a concentração, a linguagem, a socialização e a imaginação dos mesmos. Promover a socialização entre os alunos e a melhoria no espaço de convivência; Melhorar da qualidade de comunicação, Aproximar e integrar escola-aluno.

A nossa rádio

Montando um programa de rádio:

divida a sala em grupos, e deixe-os decidir qual programa irão fazer ( esportes, notícias, músicas, programas de participações ao vivo de ouvintes, rádio novelas…)

Os alunos precisam pensar em tudo inclusive sonoplastia, marque um dia para a apresentação. Grave os alunos e faça um cd, eles vão amar ver o programa completo

depois vamos até uma Emissora de Rádio para saber como funciona.

 

 

 

Comentários

Deixe um comentário