Com o 5º ano, trabalhamos muita diversidade e temos um projeto na qual conhecemos a época no rádio, cantores e cantoras, movimentos que surgiram na década de 60 é bem legal para trabalhar com os alunos.
Rádio na Escola Desenvolvendo comunicação
O rádio é um veículo de grande atuação social. Através desta mídia, pessoas das mais diferentes classes sociais, níveis intelectuais, religiões e outras diferenças sociais, têm acesso à informação e entretenimento. É sem dúvida um veículo democrático e tem um papel importante na transmissão de conhecimentos e acontecimentos. A escola também tem esse papel social além de informar e formar opiniões e conceitos necessários para o dia a dia do aluno e da escola.
OBJETIVO GERAL
Valorizar os aspectos positivos da programação radiofônica, aplicando-os em sala de aula, considerando o conhecimento prévio dos alunos e estimulando a melhoria da qualidade de educação e as condições de trabalhos dos profissionais envolvidos no processo de ensinoaprendizagem, complementando o aprendizado, ampliando a capacidade intelectual e as habilidades dos participantes em expressar seus pensamentos e conhecimentos através das ondas do rádio.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Ampliar o universo conceitual e o vocabulário dos alunos, bem como a emissão adequada da fala; Despertar nos alunos a consciência crítica das informações recebidas; Desenvolver a percepção auditiva, a concentração, a linguagem, a socialização e a imaginação dos mesmos. Promover a socialização entre os alunos e a melhoria no espaço de convivência; Melhorar da qualidade de comunicação, Aproximar e integrar escola-aluno.
A nossa rádio
Montando um programa de rádio:
divida a sala em grupos, e deixe-os decidir qual programa irão fazer ( esportes, notícias, músicas, programas de participações ao vivo de ouvintes, rádio novelas…)
Os alunos precisam pensar em tudo inclusive sonoplastia, marque um dia para a apresentação. Grave os alunos e faça um cd, eles vão amar ver o programa completo
depois vamos até uma Emissora de Rádio para saber como funciona.
Comentários