Jogo coletivo

A integração e a socialização estão presentes em  todas as pessoas, da infância até a velhice.
Um jogo coletivo pode promover vários benefícios  em uma pessoa,  como motores e psicológicos•  capacidades motoras (força, velocidade, resistência, agilidade, ritmo, coordenação motora, flexibilidade e equilíbrio);
• Oferece ao seu praticante a oportunidade de  respeitar e cumprir regras;
• Estimula a vontade em participar .
• Desperta o sentido de grupo, praticando cooperação e respeito;
• Favorece o aprendizado de atividades lúdicas;
• Oferece ao seu praticante a oportunidade de solucionar problemas práticos propostos pelo jogo.Na realidade, tudo o que o indivíduo aprende de benéfico no jogo coletivo pode ser transportado para o cotidiano, seja no meio familiar, escolar, profissional, dentre outros.

Vamos jogar!

Construa, em E.V.A, 4 pares de cada nota musical. Você precisará de um dado e um objeto (pode ser uma pelúcia)  que caminhará em cima das notas.

Construa também o ponto de  partida e de chegada.

    

Nesta figura ( Na cor azul) será escrito o comando

             

exemplo:

pule 1 casa;

imite um animal;

cante uma canção;

volte ao inicio do jogo;

fique até tirar um 5;

Avance 3 casas;

Faça um som grave;

Faça um som agudo;

Jogue novamente;

 

Cada aluno terá uma chance de jogar o dado uma vez.  Apenas quem tirar “jogue novamente” poderá jogá-lo pela segunda vez. Depois de jogar o dado, o aluno deve mover o objeto para o lugar correspondente ao que foi sorteado. Se forem alunos maiores (fundamental), ao invés de um objeto, poderá ser o aluno. Divida a sala em grupo, para cada grupo devera haver um representante que andará no tabuleiro do jogo, um  grupo de cada  vez  jogara o dado. ganha o grupo que chegar primeiro.

 

 

Quer saber mais sobre jogos coletivos “Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação”

 

 

 

 

Comentários

Deixe um comentário