Plano de aula de musicalização

O segredo para ter um bom plano de aula é pensar nas etapas e no potencial dos seus alunos. Aqui vão alguns exemplos de  como fazer um bom planejamento para utilizar nas  aulas de musicalização com crianças de 1 ano à 5 anos.

Planejando

A Educação Musical é aquela que possibilita acesso a música em todos aspectos:

Arte, Linguagem, Conhecimento, sendo um agente transformador.

Muitos educadores musicais se vêem perdidos em meio a tantos métodos, praticas, sendo muitos deles dispersando o objetivo da musicalização. A musicalização deve auxiliar o desenvolvimento, favorecendo a alfabetização, socialização, criatividade,coordenação motora, percepção e raciocínio lógico. O Professor  passa a ser o agente transformador, estimulando e direcionando o conhecimento.

O Professor deve organizar e conhecer os conteúdos a serem ensinados e os objetivos que serão atingidos, construir, planejar e envolver os alunos em atividades e projetos, o professor de educação musical não deve se acomodar, ou simplesmente fazer por fazer,  deve ser inovador.

Em um planejamento deve conter:

Objetivo

O que se pretende ensinar, desenvolver, melhorar, estimular, incentivar, compartilhar;

Metas

O que se quer atingir, implantar, realizar

Conteúdo

Conhecimentos, habilidades, que serão construídos e acumulados

Metodologia

“Como fazer” para se atingir os objetivos propostos;

Estratégias ou ações

Atividades a serem realizadas para que os objetivos e metas sejam alcançados

Avaliação Profissional

Acompanhamento feito  para saber se as suas metas e objetivos estão sendo atingidos, isto é, acompanhamento do processo, no sentido de detectar uma possível  modificação e melhora onde demonstram os resultados obtidos e conhecimentos adquiridos. A sua avaliação não precisa ser a cada aula, podendo ser a cada mês ou bimestre de acordo  com seu planejamento.

Reserve um caderno só para fazer o planejamento. Em primeiro momento faça um planejamento anual, depois por bimestre ou semestre, vá encaixando as atividades.

Exemplo do que se trabalhar durante o ano:

  • Participação em jogos e brincadeiras, cantados e rítmicos, que envolvam dança e improvisação Musical, e movimentos corporais.
  • Exploração, reconhecimento das diferentes características geradas pelo silêncio e pelo sons.
  • Altura (Grave Agudo)
  • Duração (Curto Longo)
  • Intensidade (Fraco Forte)
  • Timbre
  • Andamento (Lento Rápido)
  • Leitura e Alfabetização das notas e figuras musicais
  • Flauta doce, Canto  ( ou outro instrumento)

Exemplo de um bimestre

1º Bimestre

Trabalhar alteridade, percepção, atenção, prontidão.

Brincar com a música, imitar inventar, interpretar e reproduzir

Conteúdo:

Trabalharemos com as propriedades do som

Através de atividades musicais desenvolveremos o senso rítmico, coordenação motora. Usaremos diverso instrumentos como chocalhos, tambores, baquetas, pandeiros…

O desenvolveremos a lateralidade, pulso, freio inibitório, expressão corporal, socialização, percepção, imaginação, visão espacial, motricidade e psicomotricidade.

 

 Exemplo  de  UMA DE AULA:

Canções de chegada

Importantíssimo a canção de chegada e cumprimentar as crianças, eles se sentem importantes e que você é amiga deles.

Bom dia como vai você… (https://www.facebook.com/308472995945640/videos/1083685691757696/)

Canções de movimento corporal

Boneca de lata… (https://www.youtube.com/watch?v=nGgzukpBkWg)

Jacaré Poiô…(https://www.youtube.com/watch?v=L8UexFZUtNc)

Canções de movimentos faciais ou guturais

Fui morar numa casinha…(https://www.youtube.com/watch?v=DMqKj3QbyuQ)

Nhé-nhu, fez um dia…(https://www.youtube.com/watch?v=Gx5gAxzVn7Y)

Atividade rítmica com Parlendas:

Viva o rabo do tatu,

Um dois feijão com arroz

Criar uma sequencia de movimentos para cada parlenda, como bater nas pernas, palmas, estalos de dedos, bater os pés, utilizar copos. Usar também  atividades para estimular a socialização.

Atividades com as Propriedades do som ( Timbre)

Atividade de percepção rítmica, para maternais: As crianças marcham com o som do tambor, quando ouvirem uma batida no pandeiro mudam a posição da marcha, quando ouvirem o som do agogô pulam no lugar, quando ouvirem o som dos sinos param no lugar. ( Usar  instrumentos que tenha disponível)

Mais atividades com Timbre Clique aqui

 

Brincadeira Cantada:  cantar e fazer a coreografia com gestos corporais, montar uma historia com flanelógrafo

Uma casinha bem fechada…(https://www.youtube.com/watch?v=kF8MTKQ7nms)

Outra grande indicação é a Débora Munhoz Barboni Cantinho da Música,

Indico também:

Elvira Drummond

E tantos outros educadores maravilhosos que existem.

 

Atividade de relaxamento

Importantíssimo: Toda a aula deve ter uma canção de relaxamento, os alunos devem ter este momento, dependendo da turma devemos colocar o relaxamento antes de começar a aula ( uma turma que acabou de vir do lanche ou educação física), o que não pode é que este momento ultrapasse mais que 2 a 3 minutos.

(https://www.youtube.com/watch?v=2ZTphUp3LVY)

 

Canção de despedida:

Indico turminha do Tio Marcelo (https://www.youtube.com/watch?v=g-Cmx_1-oXs)

Lembrem: cada turma é única e as vezes a aula não sai como planejado, por isso deve ter sempre uma “carta na manga”, e para a fixação devemos repetir atividades ou fazer atividades similares a atividade proposta para a aprendizagem.

Espero que vocês gostem! Curtam também minha página do face ” Elaine Prado – Musicalizar Brincar e Encantar

 

Comentários

Deixe um comentário