Musicalização e Psicomotricidade

“ Na pequena infância, o ato mental se desenvolve no ato motor, ou seja, a criança pensa quando está realizando a ação e isso faz com que o movimento do corpo ganhe um papel de destaque nas fases iniciais do desenvolvimento infantil”.     Henry Wallon

A vivência corporal torna o processo de musicalização dinâmico, significativo, e a  a musicalização não pode ser tratada como um elemento exterior, mas sim sentida, vivenciada e executada.
Melodia, ritmo e bases psicomotoras são trabalhados concomitantemente

Segundo Rezende; Tavares e Santos (2011):
No século XX a educação musical descobriu o jogo, o lúdico como
estratégia para o desenvolvimento musical, principalmente na criança, e em
parceria com outras áreas da ciência, como a psicologia, a psicomotricidade
e a pedagogia em geral, que vem desvendando a contribuição do jogo na
aprendizagem musical e no desenvolvimento corporal.

Isto significa que a musicalização possui diversas propriedades capazes de estimular o desenvolvimento infantil, não só interferindo na percepção auditiva, mas também no movimento do corpo, na fala e no pensamento.
Jaques Dalcroze é o pedagogo musical mais referenciado quando o assunto
tratado é uso do corpo para o fazer musical. Sua vivência enquanto
educador o fez perceber que a expressão corporal contribui muito para
comunicar problemas motores, psíquicos e emocionais. Por isso criara a
Eurritmia que é a prática corporal que permite o individuo a conquistar
capacidades como as de melhor: concentração, resposta do corpo a ações
cerebrais e de relação entre o consciente e o inconsciente visando aguçar a
capacidade criativa. Ele defendia que o indivíduo aprendia melhor algum
conteúdo quando este era vivenciado corporalmente, criando assim uma
imagem cerebral que sempre era utilizada quando o individuo estava numa
pratica musical. (REZENDE, 2006, p.93)

 

No vídeo abaixo uma brincadeira bem divertida na qual trabalhamos ritmo, agilidade percepção visual  (coordenação visiomotora crianças que não conseguem coordenar o movimento ocular com o movimento das mãos, terão dificuldades no que diz respeito às atividades que envolvem coordenação viso motora: olho – mão. Assim, há a caracterização da dificuldade na escrita, pois os olhos não acompanham os movimentos motores da mão; a criança se confunde com as letras simétricas (d/ b; n/u; p/q), bem como troca as letras que diferem em pequenos detalhes (o/ e; f/ t; c/ e; a/o; h/ b). Outras conseqüências da falha na coordenação visomotora são: leitura lenta, cópia com muitos erros e deformações na escrita.Já coordenação audiomotora segundo OLIVEIRA (2002), o indivíduo deve ser capaz de captar e notar a diferença e intensidade entre vários sons, bem como reter e recordar as letras e palavras captadas auditivamente, além de dar significado ao som que ouviu. Para a aprendizagem da leitura e da escrita, há necessidade do bom funcionamento da audição, bem como a estimulação da discriminação de sons)

Agora vamos brincar?

 

Clique aqui para a música

Um abraço a todos!!

 

Comentários

  • Celia da Fonseca Simão da Silva disse:

    Gostei quero seu cd pra trabalhar com bII e maternal

  • Lílian disse:

    Muito legal essa atividade. Parabéns prof Elaine, pela criatividade e por compartilhar seus conhecimentos e vivências.

  • Isaias Miguel dos Santos disse:

    parabéns!!!!….

  • José Carlos da Silva disse:

    Muito boa atividade, quando tiver oportunidade vou adquirir alguns de seus materiais, sou o José Carlos me formei em pedagogia em 2016 mas ainda não estou exercendo, termino a pós em Educação Especial e inclusão nesse semestre, sou musico amador e tenho afinidades com alguns instrumentos musicais, estou fazendo um trabalho como voluntario na APAE de São Paulo mas sem contato com as crianças mas buscando oportunidades gostaria de alguns esclarecimentos seu.

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