Ensinar a pauta musical para os pequenos, as vezes, pode ser um completo desastre. De forma lúdica e através de jogos podemos introduzi-la de forma natural.

Com os pequenos, eu gosto de ensinar a estoria da família musical, fiz a adaptação do livro da Professora Irene Almeida para a realidade dos alunos, na qual até os nomes das crianças (notas musicais), se parecem com os deles como: Douglas, Renata, Miguel, bio, Solange, Laurinho, Simone.  (Eu falo que eles são chamados carinhosamente de Dó, Ré …..)

Depois tocamos  com os sininhos músicas simples,  ( veja aqui  uma pequena amostra)

Disponibilizo aqui atividades com a Pauta Musical,  que publiquei no meu bolg em 2013, que é um complemento do meu livro ” A ARTE DE BRINCAR COM MÚSICA” pela Editora Adonis

CONHECENDO AS LINHAS

5 linhas de barbante (pode ser colorido)

monte com o aluno a sequência :

1 ___________________

depois:

2___________________
1___________________

montar como é a pauta de verdade começando de baixo para cima.
passando a mão no barbante correspondente e falando:
1ª linha, 2ª linha …….
explicar que entre uma linha e outra se formou um espaço, e
do mesmo modo com os espaços passando a mão no barbante correspondente e falando:

1º espaço, 2º espaço…….

faça colagem dos barbantes em uma folha de sulfite
ou peça para que desenhe as 5 linhas da pauta musical.

CONHECENDO AS LINHAS E OS ESPAÇOS

1 folha com a pauta
figuras,  ex: circulo e quadrado  pequenos quase do tamanho de um botão,

o professor fala linha figura ” tal”
espaço  figura ” tal”

o professor confere, depois é a vez de um aluno escolher a sequência

Pauta Gigante

Desenhe uma pauta no chão, faça um crachá, ou fitas coloridas de preferência para no máximo 4 cores diferentes, o professor dará o comando:
ex:
amarelo na 1ª linha
verde 4º espaço

mas para que de certo o professor deve já ter apresentado os espaços e as linhas.
As crianças poderão andar ou pular sobre as linhas falando seu nome, linha 1 …,  depois nos espaços

Ditado

confeccione um tabuleiro de feltro, desenhe a pauta com os números nas linhas e nos espaços, fazer círculos em eva  coloridos, 2 cores diferentes, entregue 5 de cada cor, faça ditados para a criança
ex:

amarelo no espaço
verde na linha

depois aumente o desafio

o professor fala primeiro depois a criança marca, isto trabalha a concentração, e memorização
ex:
amarelo na 1ª linha
verde na  5 linha

outro ex:

amarelo na 1ª, 3ª 5ª
verde  2º espaço

 

Comentários

Deixe um comentário