Idiofone é um instrumento musical em que o som é provocado pela sua vibração, com o  próprio corpo do instrumento que vibra para produzir o som, Muitos instrumentos produzem som com o próprio corpo como o reco-reco,  chocalho, caxixi,  claves…e também muitos instrumentos de percussão melódica, como os xilofones.

O Objetivo principal é : Desenvolver o raciocínio, por meio de jogos, brincadeiras e atividades lúdicas, onde os desafios desenvolvam-se gradativamente, sendo uma forma de fazer com as crianças  aprendam de uma maneira lúdica e prazerosa,  experimentar e produzir e criar  suas combinações de sons.
Podemos também com os idiofones formar  acordes,  o que nos da uma criatividade ainda maior.

É um trabalho que dever ser feito paulatinamente até que as crianças possam dominar o instrumento e as possibilidades sonoras.

Na internet encontrara varias formas para construir um idiofone, com joelho , sem joelho… criar novas possibilidades desperta a atenção dos alunos, pois  eles já são criativos por natureza e estimula -los fara com que tenham vontade de participar e criar suas músicas.

Obs: a origem desses idiofones é de um músico chamado Marco Antônio que faz parte do grupo uakti . Saiba mais aqui

conheça também no youtube aqui

 

Aqui vai um trecho de uma música de Milton Nascimento:

PEIXINHOS DO MAR

Milton Nascimento Álbum: Sentinela (1980)

Francisco Paulo Rodrigues Mestre do blog “Eu e a Música” ,  fez uma adaptação, na qual podemos encontrar disponibilizado em sua página

Veja a apresentação do grupo Uakti e Milton Nascimento  usando idiofones, no vídeo abaixo

Conheça mais educadores  fazendo um trabalho diferenciado:

 

 

 

 

AULA DE MÚSICA – 3° ano manhã

Posted by Colégio CERP on Wednesday, April 18, 2018

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

Deixe uma resposta