A música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma espécie de modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial em questões reflexivas voltadas para o pensamento filosófico.
Segundo estudos realizados por pesquisadores alemães, pessoas que tem contato com a música, seja tocando, cantando ou através de musicalização, quando pequenas, apresentam capacidade do cérebro 25% maior em desenvolvimento quando comparado aos que não desenvolvem trabalho com música, bem como aos que estudaram as notas musicais e as divisões rítmicas, obtiveram notas 100% maiores que os demais colegas em relação a um determinado conteúdo de matemática.
Com base em pesquisas, as crianças que desenvolvem um trabalho com a música apresentam melhor desempenho na escola e na vida como um todo e geralmente apresentam notas mais elevadas quanto à aptidão escolar.
A valorização do contato da criança com a música já era existente há tempos, Platão dizia que “a música é um instrumento educacional mais potente do que qualquer outro”.
Hoje é perfeitamente compreensível essa visão apresentada por Platão, visto que a música treina o cérebro para formas relevantes de raciocínio.
Eis então uma reflexão para pais e principalmente educadores, buscando inserir a música no seu planejamento, bem como criar estratégias voltadas para essa área, devemos incentivar desde a infância, seja através do canto, da prática com um instrumento musical, ou a musicalização infantil.
Que Questionamentos devemos fazer a nós mesmos quando propomos uma música? Ou a escolha de um repertório?
devemos fazer seguintes reflexões:
– Qual a sensação na música?
– O que aparece na música?
– A música te fez imaginar ?
– Quais são os personagens? Que história nos contam?
– É música boa? O que eu entendo por música boa? O que eu gosto eles vão gostar?
– Qual importância em passar esta música para meu aluno?
– O que eu não conheço eu não gosto?
“A aquisição de conceitos musicais para crianças acontecerá de forma prática, por meio de experiências musicais diretas, Swanwick (2004, p. 39)”.
A questão é mostrar a importância de utilizar a música como agente formador de cidadania e transformação de sua realidade social.
“Ensinar música não é meu propósito principal. Eu quero fazer bons cidadãos (…). Se uma criança ouve boa música desde o dia do seu nascimento e aprende a tocar (…), ela desenvolve a sua sensibilidade, disciplina e tolerância. Ela desenvolve um bom coração”. (Shinichi Suzuki)
Comentários
olá. …parabéns pelo texto!!!
Texto maravilhoso!!!! Concordo em tudo!!! Parabéns, Elaine!!!
Um grande beijo!!!
Elaine querida! Sempre trazendo reflexões pertinentes e com muito embasamento!! Uma educadora de muito valor! Obrigada por compartilhar seus saberes conosco! ! Beijão.
Amei o texto, é um incentivo pra mim q comecei na terceira idade . Estou sempre atenta às dicas q me ajudam muito.
Parabéns Elaine !!! Ótima reflexão…Deus abençoe sempre vc…bj
Elaine vc é top ! Parabéns pelo texto excelente reflexão !
Abraços
Bom texto !! Parabéns e sucesso