A música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma espécie de modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial em questões reflexivas voltadas para o pensamento filosófico.

Segundo estudos realizados por pesquisadores alemães, pessoas que tem contato com a música, seja tocando, cantando ou através de musicalização, quando pequenas,  apresentam capacidade  do cérebro 25% maior em  desenvolvimento quando comparado aos  que não desenvolvem trabalho com música, bem como aos que estudaram as notas musicais e as divisões rítmicas, obtiveram notas 100% maiores que os demais colegas em relação a um determinado conteúdo de matemática.

Com base em pesquisas, as crianças que desenvolvem um trabalho com a música apresentam melhor desempenho na escola e na vida como um todo e geralmente apresentam notas mais elevadas quanto à aptidão escolar.

A valorização do contato da criança com a música já era existente há tempos, Platão dizia que “a música é um instrumento educacional mais potente do que qualquer outro”.

Hoje é perfeitamente compreensível essa visão apresentada por Platão, visto que a música treina o cérebro para formas relevantes de raciocínio.

Eis então uma reflexão para pais e principalmente educadores, buscando inserir a música no seu planejamento, bem como criar estratégias voltadas para essa área,  devemos incentivar desde a infância, seja através do canto, da prática com um instrumento musical,  ou a musicalização infantil.

Que Questionamentos devemos fazer a nós mesmos quando propomos uma música? Ou a escolha de um repertório?

devemos fazer seguintes reflexões:

– Qual a sensação na música?

– O que aparece na música?

– A música te fez imaginar ?

– Quais são os personagens?  Que história  nos contam?

–  É música boa? O que eu entendo por música boa? O que eu gosto eles vão gostar?

– Qual importância em passar esta música para meu aluno?

– O que eu não conheço eu não gosto?

 

“A aquisição de conceitos musicais para crianças acontecerá de forma prática, por meio de experiências musicais diretas,  Swanwick (2004, p. 39)”.

A questão  é mostrar a importância de utilizar a música como agente formador de cidadania e transformação de sua realidade social.

“Ensinar música não é meu propósito principal. Eu quero fazer bons cidadãos (…). Se uma criança ouve boa música desde o dia do seu nascimento e aprende a tocar (…), ela desenvolve a sua sensibilidade, disciplina e tolerância. Ela desenvolve um bom coração”.  (Shinichi Suzuki)

 

 

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